quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA














SALVE ZUMBI!


O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro como forma de homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos maiores heróis da história do Brasil. A data marca o dia de sua morte, ocorrida no ano de 1695, por ocasião da guerra travada entre o governo brasileiro e os negros inseridos no Quilombo dos Palmares. Quilombos eram locais de refúgio para escravos no Brasil. Geralmente eram estabelecidos em locais de difícil acesso, embrenhados em matas, florestas ou montanhas. O mais famoso dos quilombos foi o de Palmares - localizado na Serra da Barriga, região pertencente ao atual estado de Alagoas -, criado no início do século 17. Os relatos históricos existentes são muito controversos e pouca certeza há na origem de Zumbi. Isso se deve ao fato de que os relatos acerca de sua vida foram feitos por seus inimigos: os colonos e portugueses que se puseram a combatê-lo, pagos por senhores escravagistas. Entre as diversas versões, conta-se que era um chefe africano trazido à força para ser escravo, ou um homem livre que nasceu em Palmares, ou ainda um filho de escravos que foi criado por um padre até os 15 anos, tendo aprendido a ler, a falar e a escrever em português e em latim. O que se sabe com mais certeza é que Zumbi foi o grande líder do Quilombo dos Palmares. Sua lendária imagem o apresenta como um homem forte, orgulhoso e inconformado com sua condição social, que resolveu enfrentar aqueles que torturavam seu povo. Palmares, durante quase todo o século 17, foi alvo de mais de 40 incursões militares, que buscavam terminar com o quilombo. Afinal, a autonomia dos negros ameaçava a hegemonia dos senhores de engenho, pois seguidamente seus escravos fugiam para a Serra da Barriga, ou eram libertos por guerreiros quilombolas, em expedições ocasionais. Durante o tempo em que liderou seu povo contra a ganância e o ódio dos escravagistas, Zumbi organizou uma resistência poderosa, que conseguiu manter a estabilidade do quilombo por muitos anos. Em 1694 e 1695, ocorreu uma verdadeira cruzada contra Palmares. O drama finalmente terminou quando o mulato Antônio Soares (ex-companheiro de Zumbi que foi capturado e torturado pelos expedicionários paulistas), atraiu o grande líder para uma emboscada e apunhalou-o no estômago, dando sinal para os paulistas avançarem. Zumbi lutou até o fim. Depois disso, muito da história se perdeu, mas a história legendária de Zumbi permaneceria. Foi citado pelos abolicionistas, no século 19, como grande herói e mártir. A partir da década de 1980 novos estudos buscaram traçar a real identidade de Zumbi e dos quilombolas e, em 1995, a data da morte do maior herói negro e símbolo da liberdade foi adotada como o Dia da Consciência Negra.







Fontes: registros do site do Parque Memorial Quilombo dos Palmares (http://www.quilombodospalmares.org.br/)

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Mostra de um berimbau, tocado não como o mestre canjiquinha, mas com a mesma garra e raça do nosso mestre, inovador, criando e deixando o som da beriba te levar, saudações ao mestre canjiquinha. Aquele que nos deixou em matéria mas esta sempre em nossos corações com boas lembranças e saudades.

Ser capoeira é se deixar levar ao som do berimbau é estar sempre perto daquilo que nos foi ensinado, fazendo valer seus princípios e fundamentos, elevando o nome daquele maior primeiro Deus, e depois o mestre que nos passa seus conhecimento, quem somos nós para dizermos que desta água não beberei, seja capaz de respeitar e valorizar a cultura da capoeira, fazendo com que todas as fases do seu aprendizado seja digno daquele que te ensina.

Salve o mestre Canjiquinha!!

terça-feira, 3 de novembro de 2009


  • CURSOS DE CAPOEIRA ANGOLA
  • CURSOS DE PERCUSSÃO
  • MACULELÊ
  • SAMBA DE RODA
  • CD'S E DVD'S
  • UNIFORMES COMPLETO
  • GRADUAÇÃO


INFORMAMOS QUE A RODA DE CAPOEIRA EM CONDEUBA, QUINTA DIA 19/11 2209.
SERÁ REALIZADA NA PRAÇA DO FORRÓ, COMEMORANDO O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
NÃO TEMOS MUITO O QUE COMEMORAR, POIS O NEGRO AINDA NÃO APRENDEU A TER A CONSCIÊNCIA CRITÍCA.
TEMOS SIM UMA FORTE LUTA CONTRA A OPRESSÃO, DITADURA, MUITA RESISTÊNCIA PELA FRENTE. SOMOS FORTE POR QUE? SOMOS FORTES POR QUE SOMOS FILHOS DE DEUS.
MEU ALICERCE NAO É DE AÇO, MAS É UM CONCRETO MUITO FORTE, PRA DERRUBAR VAI DAR TRABALHO.
MAS O GRUPO DE CAPOEIRA ARTE E VIDA DE CANJIQUINHA FAZ PARTE DESTE MOVIMENTO A 10 ANOS, LEVANDO A NOSSA CULTURA A POVOS QUE ATE ENTÃO DESCONHECIA OU FAZIA DESCONHECER A CULTURA AFRO BRASILEIRA.
SALVE ZUMBI!!! 20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIENCIA NEGRA.







música: Mundo enganador

Vivemos aqui nesta terra,
lutando pra sobreviver
um lugar onde poucos tem muito
e muitos sem ter o que comer
olhando isso eu fico triste
me pergunto qual é a solução
sou feliz por ter a capoeira
como forma de expressão
capoeira é uma arte
e arte é obra de Deus
nessa eu nao tenho muito
mas tudo que tenho foi Deus quem me deu
eu tenho um canário cantador
um berimbau afinado
e um cavalho chantao
e o carinho de uma morena faceira
que deu seu amor e um menino chorão
ai meu Deus quando eu partir
deste mundo enganador
a meu filho eu deixarei
uma coisa de valor
não é dinheiro, não é ouro nem é prata
é um berimbau maneiro
que ganhei do meu avó
meu berimbau que toca
iuna e benguela toca paz e toca guerra
toca ate chula de amor
ai meu quando eu parti
deste mundo enganador
a meu filho eu deixarei uma coisa de valor
não é dinheiro, não é ouro nem é prata
é um berimau maneiro
que ganhei do meu avó.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

sejam bem vindos!


Salve!! amigos e amigas que aqui visitam.
é com grande prazer que estou por este meio vindo a divulgar minhas paixões que também sei que são de muitos neste pais de diversas culturas.